28 de mar. de 2011

Tamanho ideal de quadro – Parte III

Marcelo Rocha

       Se no ciclismo de estrada ficou mais difícil a escolha correta do quadro, no mountain bike não é diferente. A diferença existente entre os fabricantes com relação ao comprimento dos quadros, é um tanto quanto preocupante no mountain bike. É muito difícil que um “biker” consiga ter sempre o mesmo tamanho (número em polegadas) de quadro entre os fabricantes...???? É isso mesmo, para termos idéia da discrepância existente entre os fabricantes vejam alguns exemplos (peço licença para utilizar alguns modelos e fabricantes): um quadro Specialized M4 17” tem 58.5cm de comprimento; um Vicini 17” 56cm; um Giant XTC 1 16” tem 57cm de comprimento; já uma Scott Scale “M” tem 58cm de comprimento; uma Outland 17” da Fuji possui 56.6cm de comprimento, e por aí vai.

     Caímos no mesmo raciocínio sobre a importância do comprimento dos quadros; a partir do momento em que o “biker” define a faixa de comprimento do seu quadro (por meio de cálculo, de preferência com alguém especializado), é muito importante que na aquisição do mesmo, seja por algum instante “desconsiderada” a altura ou o número do quadro, e feita uma análise de sua geometria e principalmente de seu comprimento, visto que essa medida tem muita variação entre os fabricantes. E é exatamente o comprimento do quadro que define a sua perfeita utilização, mais ainda no mountain bike onde 98% dos fabricantes têm o quadro “sloping” (tubo superior oblíquo), o que torna a altura ainda menos importante; a despeito do que vem sendo “palpitado” e indicado há décadas, de que o quadro perfeito é aquele só com a altura certa. E não só isso: a variedade de terrenos encontrada no mountain bike em um curto espaço de tempo, exige que a bicicleta tenha excelente dirigibilidade (boa distribuição de peso do “biker”por sobre a bike); o que só é realmente alcançado quando o comprimento da bicicleta está correto.

E não pensem que alterar em demasiado o tamanho da mesa de sua bicicleta irá resolver um problema de comprimento, porque em geral não resolve.

Um comentário:

  1. Queria tirar uma dúvida. Tenho uma quadro em que o top tube esta 2,5cm (610mm) superior ao tube tube ideal para meu corpo (585mm). Essa diferença é significativa para uma eventual troca do quadro ou a troca por uma mesa menor resolveria o problema (minha bike veio com uma mesa de 120mm que estou achando extremamente longa)? Prático XC por divertimento e não viso performance. Desde já agradeço em muito!

    ResponderExcluir