28 de mar. de 2011

Qual o tamanho de quadro ideal?

Marcelo Rocha
Uma pergunta muito comum no meio do ciclismo e que na verdade é um tanto quanto complexa de ser respondida. Por muito tempo são utilizadas fórmulas e protocolos para cálculo de quadro e pedivelas, bem como para predizer a melhor geometria para cada ciclista. Um dos cálculos mais utilizados e que normalmente é atribuído a um renomado Diretor Esportivo do Ciclismo Profissional chamado Cyrille Guimard, consiste em multiplicar a altura do entre-pernas (cavalo) do ciclista por 0.65 e então teremos altura de centro a centro do quadro ideal para esse ciclista. Pois bem, aqui temos algumas observações. Primeiro: se você erra em 1 ou 1,5 cm a medida do seu cavalo, já é o bastante para modificar em uma numeração o seu quadro, para cima ou para baixo. Segundo: será que dois indivíduos, um com 176 cm de altura e outro com 181 cm de altura, porém com a mesma altura de cavalo devem utilizar o mesmo quadro? Parece estranho porque eles terão tamanho de tronco bem diferentes e uma distribuição de peso bem diferente no tubo horizontal (top tube) da bike. E por último: o atual aumento na comercialização de produtos de ciclismo e quadros de ciclismo, fez com os fabricantes tomassem algumas medidas principalmente em relação ao formato das bikes; hoje em dia é muito difícil que uma bicicleta tenha realmente a altura ou comprimento descrito por seu fabricante à primeira vista.

O que ocorre é que duas correlações se tornaram muito comuns nas medidas e geometria de quadros, altura “virtual” e comprimento “efetivo”. ???

É isso mesmo, por conta de uma maior utilização de top tubes oblíquos esses dois termos passam a se incorporar ao nosso vocabulário. Veja o exemplo:


Pelo fabricante ele descreve o seguinte: sendo um quadro tamanho 51 cm, ele diz que: A2 – tem 45.7cm A1 tem – 51.7cm Btem 53 cm de comprimento e B1 tem 51.6 cm de comprimento. Ora, onde estão o 51 cm? Pois é, isso é altura virtual e o Bmostrado na figura é o comprimento efetivo.

Portanto, tome cada vez mais cuidado na compra e escolha do tamanho dos quadros; e aí vai uma dica: preocupem-se mais com o comprimento dos quadros do que com a altura, um comprimento correto fará com que você distribua corretamente o seu peso sobre a bicicleta e permita uma postura mais anatômica. E sempre que for medir um comprimento de um quadro, faça a medida na horizontal desconsiderando a inclinação do tubo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário